quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Acondicionamento dos resíduos

"Os resíduos segregados devem ser prioritariamente acondicionados para o armazenamento temporário até o tratamento, transporte ou disposição final.O acondicionamento, como definido pela Associação Brasileira de norma técnicas -ABNT, na NBR-12807, é o ato do embalar os resíduos de serviço de saúde_ RSS, em recipientes, para protegê-los de risco e facilitar o seu transporte, devendo ser executado no momento da sua geração, no seu local de origem ou próximo, e com a correta identeficação.
Todos os resíduos biológicos devem ser acondicionados de forma a prevenir e proteger a sua liberação durante as etapas subsequentes do gerenciamento até a diposição final, sendo devidamente identificados com o síbolo de resíduo infectante.A triagem preliminardos diferentes tipos de resíduos biológicos gerado permite definir o tratamento a ser realizado e, consequentemente, o modo como devem ser acondicionados.
O uso de saco plástico branco identificado com o símbolo de resíduo infectante, além de exigênci alegal, é recomendado por ser prático, eficiente, reduzir a exposição do manipulador no contato direto com os resíduos, bem como melhorar as condições de higiene e descarte.Para o seu fechamento,é necessário retirar o excesso de ar, cuidado para não inalá-lo, torcer e amarrar sua abertura com aramer, nó ou barbante.
Os res´duos biológicos altamente infectantes, culturas líquidasw e vacinas atenuadas ou não devem ser autoclavados.Para tanto, devem ser acondicionados em recipientes rígidos ou em sacos plásticos autoclaváveis.
Todas as culturas sólidas, placas de Petri ou qualquer ou material relacionado podem ser acondicionados em sacos plásticos até a descontaminação.Se houver a possibilidade rompimento da embalagem ou vazamento, um saco plático adicional deverá ser utilizado.
Os resíduos perfurocortantes devem ser acondicionados em recipientes rígidos com sistema de fechamento e identificação adequados, antes de serem lançados nos sacos plásticos.
Os resíduos classificados como comuns podem ser acondicionados em sacos plástcos de qualquer cor.
fonte:biossegurrança aplicada a laboratóriose serviços de saúde- 2ª edição/
Marco Fabio Mastroeni_ São Paulo:Editora Ateneu, 2005
PCL

Nenhum comentário:

Postar um comentário